CONSELHO DIRETOR
José Augusto Laranjeiras Sampaio
Presidente
Antropólogo, professor na Uneb, associado fundador da Anaí, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas e comunidades de quilombos no Nordeste e Leste do Brasil.
Felipe Sotto-Maior Cruz
Vice Presidente
Antropólogo, doutor pela UNB, professor na Ufba, com experiência de pesquisa e ensino sobre violações de direitos indígenas no Nordeste e violência anti-indígena.
Gerusa Cruz Sobreira
Secretária
Pedagoga, mestra em Educação e Contemporaneidade pela Uneb, com experiência de pesquisa em gênero e povos indígenas entre os Pataxó, professora da educação municipal em Feira de Santana.
Lara Erendira de Almeida Andrade
Diretora
Educadora popular e antropóloga, doutora pela UFPE e pós-doutoranda no INRS (Canadá), com experiência em pesquisa e formação junto a povos indígenas e comunidades tradicionais, nos campos da cartografia social, gestão territorial e mudanças climáticas.
Paulo Alfredo Martins Rocha
Diretor
Pedagogo, ativista, mestre em Ecologia, Docente na Uneb, com experiência em educação escolar indígena e formação de professores/as indígenas.
CONSELHO FISCAL
Anna Kurowicka
Conselho Fiscal
Francisco Alfredo Moraes Guimarães
Conselho Fiscal
Historiador, doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Ufba, professor na Uneb, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas na Amazônia e na Bahia e em educação escolar indígena e estudos da temática Indígena no ensino de História.
Railda Batista Fischer
Conselho Fiscal
Licenciada em Ciências Sociais pela Ufba, com experiências de trabalho e pesquisa com comunidades indígenas e quilombolas na Bahia; interesses de pesquisa e ação em saúde, territorialidade e gênero.
Aniara Nascimento Serrano
Conselho Fiscal - Suplente
Graduada pela Unifacs em Ciência da Computação e pós-graduanda em Segurança Digital, com experiências em ensino técnico e trabalhos com ênfase em Programação, Sistemas WEB e Redes de Computadores; participou da gestão do Ponto de Cultura da Anaí/Pineb.
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Ana Paula Ferreira de Lima
Coordenadora Executiva
Historiadora, integrante da Rede pela Educação do Malala Fund no Brasil, coordenou o projeto Cunhataí Ikhã, da Anaí, para formação de mulheres adolescentes indígenas na Bahia.
Franciele de Jesus Santos
Coordenadora Executiva
Bacharel em Ciências Sociais pela Uneb e ex-estagiária da Anaí (2022-2023). Atualmente, é responsável pela produção e seleção de conteúdos para as redes sociais da organização.
Nathalie Le Bouler Pavelic
Coordenadora Executiva
Antropóloga, doutora pela Ufba e EHESS (Paris, França), pós-doutora Capes-Cofecub no LEGS (Paris 8, França), com experiência de assessoria, pesquisa e perícia antropológica entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Tupinambá de Olivença.
Rutian do Rosário Santos
Coordenadora Executiva
Economista, graduanda em Direito e mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Ufba, com experiência de trabalho, assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Pataxó. Atualmente é ouvidora adjunta da Defensoria Pública da Bahia.
Associadas e Associados
Adriane Costa da Silva
Historiadora, mestre em Educação pela USP, com experiência em formação inicial e continuada de professores indígenas e acompanhamento escolar, em São Paulo, Mato Grosso e Pará.
América Lúcia Silva César
Professora aposentada da Ufba, doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, com experiência de trabalho e pesquisa em educação escolar indígena, letramentos multilingues, políticas linguísticas e de identidade e gestão ambiental.
Ana Flávia Moreira Santos
Antropóloga, doutora pelo MN-UFRJ, professora na UFMG, com experiência em pesquisa e perícia antropológica com povos indígenas e comunidades tradicionais em Minas Gerais e Amazonas, licenciamento, conflitos ambientais e mineração.
Antonio Carlos Laranjeiras Sampaio
Analista de Redes pela Unifacs e MBA pela Faculdade 2 de Julho, com experiência em ensino técnico de Informática e participação na concepção e implantação do Ponto de Cultura da Anaí/Pineb (Pinaíndios – Culturas em Rede).
Aurélio José Antunes de Carvalho
Agrônomo, professor no IF Baiano, com experiência de trabalho e pesquisa em Agroecologia e educação do campo entre povos e comunidades tradicionais, em especial indígenas e Fundos de Pasto, e com sementes e raças crioulas, segurança e soberania alimentar.
Aylla Monteiro de Oliveira
Jovem indígena do Povo Kapinawá, graduanda em Direito pela UPE. Tem experiência em pesquisa sobre temática indígena com foco em relações interétnicas, gênero, conflitos socioambientais e impactos de grandes empreendimentos sobre territórios tradicionais.
Caroline Farias Leal Mendonça
Antropóloga, professora na UFPE, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste (Pernambuco e Ceará) e Maranhão (Akroa-Gamella), e comunidades quilombolas no Sertão do São Francisco pernambucano.
Claudia Patrícia Diniz Correia
Assistente social, jornalista, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, com experiência em assessoria a movimentos sociais e ensino superior.
Daniela Fernandes Alarcon
Antropóloga, doutora pelo MN-UFRJ e pós-doutora pela ENSP-Fiocruz e Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos); tem experiência de pesquisa com povos indígenas e comunidades tradicionais, em especial no sul da Bahia e no oeste do Pará.
Edison Rodrigues de Souza
Antropólogo, mestre pela Ufba, com experiência de assessoria indigenista e pesquisa etnográfica entre os Enawene Nawe (Mato Grosso), e pesquisa e perícia arqueológica, principalmente no Nordeste.
Edwin Reesink
Antropólogo, doutor pelo MN-UFRJ, professor na UFPE, com experiência de pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Kaimbé, e na Amazônia (Kanamari e povos Nambikwara).
Estêvão Martins Palitot
Antropólogo, professor e doutor pela UFPB, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas em Pernambuco, Paraíba e Ceará.
Siglas:
- Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- CCLF – Centro de Cultura Luiz Freire
- CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
- Cofecub – Comité Français d’Évaluation de la Coopération Universitaire et Scientifique avec le Brésil
- Conjupab – Conselho da Juventude Pataxó da Bahia
- EHESS – École de Hautes Études en Sciences Sociales
- ENSP-Fiocruz – Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Osvaldo Cruz
- Gira – Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação, Ufba
- Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena
- IF Baiano – Instituto Federal Baiano
- INRS – Institut National de la Recherche Scientifique
- LEGS – Laboratoire d’Études de Genre et de Sexualité
- Letra – Laboratório de Estudos sobre Tradições, UFCG
- Liceei – Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena, Uneb
- MBA – Master of Business Administration
- MN-UFRJ – Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
- PET – Programa Especial de Treinamento
- Pineb – Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste Brasileiro, Ufba
- Uefs – Universidade Estadual de Feira de Santana
- UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais
- Ufba – Universidade Federal da Bahia
- UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
- Ufma – Universidade Federal do Maranhão
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
- UFPB – Universidade Federal da Paraíba
- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
- UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano
- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- UFS – Universidade Federal de Sergipe
- UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia
- Ufscar – Universidade Federal de São Carlos
- UNB – Universidade de Brasília
- Uneb – Universidade do Estado da Bahia
- Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
- Unifacs – Universidade Salvador
- UPE – Universidade de Pernambuco
- USP – Universidade de São Paulo