.

BANNER_JENIPAPO

Projeto

Pré-Universitário Jenipapo Urucum

LG_JENIPAPO

O projeto Pré-Universitário Jenipapo Urucum é uma parceria com a L’Oréal para o Futuro. O projeto consiste em um preparatório para as mulheres indígenas de todos os povos e lugares do Brasil, que desejam ingressar em um curso superior, ou, como está na divulgação do próprio projeto “Para as mulheres indígenas que desejam demarcar as universidades”. O curso segue o modelo presencial remoto, com aulas noturnas. Na primeira edição do curso, as estudantes estavam divididas em duas turmas: a Jenipapo e a Urucum. Além de contar com um qualificado corpo docente, fruto da relação com o curso pré-vestibular Quilombo Educacional Gbesa. O Jenipapo Urucum possui atualmente três monitoras, estudantes indígenas, para fazer o acompanhamento semanal das cursistas, assim como cinco monitores e monitoras que assumem as monitorias por área de conhecimento. É um projeto pioneiro e que tem possibilitado uma troca vívida entre mulheres de realidades distintas, além da importância de mantê-las conectadas aos conteúdos e atualizações do Enem e do Sisu entre outros programas. O projeto atendeu 180 mulheres entre os anos de 2021 e 2022, e tem previsão de atender mais 120 neste ano de 2023.

Acompanhe as dinâmicas envolvendo as mulheres indígenas através das redes sociais da Anaí e no canal do Youtube do Pré-Universitário Jenipapo Urucum.

 

RUTIAN DO ROSÁRIO SANTOS
Coordenadora Geral

Economista, graduanda em Direito e mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Ufba, com experiência de trabalho, assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Pataxó. Atualmente é ouvidora adjunta da Defensoria Pública da Bahia.

NATHALIE LE BOULER PAVELIC
Coordenadora Pedagógica

Antropóloga, doutora pela Ufba e EHESS (Paris, França), pós-doutora Capes-Cofecub no LEGS (Paris 8, França), com experiência de assessoria, pesquisa e perícia antropológica entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Tupinambá de Olivença.

ANA PAULA FERREIRA DE LIMA
Coordenadora de Comunicação

Historiadora, integrante da Rede pela Educação do Malala Fund no Brasil, coordenou o projeto Cunhataí Ikhã, da Anaí, para formação de mulheres adolescentes indígenas na Bahia.

 

FRANCIELE DE JESUS SANTOS
Assistente de Comunicação

Bacharel em Ciências Sociais pela Uneb e ex-estagiária da Anaí (2022-2023). Atualmente, é responsável pela produção e seleção de conteúdos para as redes sociais da organização.

POLIANA FARIA MELO
Assistente de Comunicação

Publicitária, formada também em Artes Plásticas pela Guignard (Uemg). Trabalhou como diretora de arte em várias agências de Minas Gerais e desde 2019 é a responsável pela direção de arte da Anaí.

 

ANAI_0006_Carlinha
WANY TUXÁ
Monitoria

Wany Tuxá é indígena do povo Tuxá/Aldeia Mãe de Rodelas, no sertão da Bahia. Formada em fisioterapia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), artesã, ativista, pesquisadora, criadora de conteúdo. É monitora de comunicação do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde sua primeira edição em 2021. 

ANAI_0009_Ymat Gabriela Guerém
YMAT YBYRAÇU WATU KREN
Monitoria

Ymat Ybyraçu Watu Kren é uma mulher indígena do Povo Guerém/Valença-BA. É licenciada e bacharelanda em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). É secretária da Associação Originária Guerém e representante das mulheres Gueréns. Atualmente é monitora de projetos da Anaí.

ANAI_0008_Ana Milagros
ANA MILAGROS PALOMINO
Espanhol

Ana Milagros é graduada em Marketing pela Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC), Peru. Atua há seis anos em uma corporação de vendas. Especialista em marketing digital e meios de comunicação. Estudou na Escola do Centro da Imagem (CI) em Lima, Peru. Tem experiência com fotografia social e documental com foco em retratos de comunidades tradicionais peruanas. Além do inglês, fala também o português do Brasil que aprendeu na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Lima. Aprender o português do Brasil foi para ela importante devido a prática da capoeira que começou na adolescência e pelo seu interesse em enriquecer seu conhecimento sobre os diversos aspectos da cultura brasileira. É professora do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde 2022.

ANAI_0007_Carina
CARINA OLIVEIRA
Redação

Carina é Pataxó, pedagoga, mestra e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa a literatura indígena desde 2018. Ela é atualmente professora de biblioteca e palestrante. É professora do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde 2023.

ANAI_0005_Dani
DANIELE FRUTUOSO
Português

Daniele é graduada em Letras/respectivas literaturas, especialista em EJA, Educação Jovens e Adultos, professora do SENAI dos cursos técnicos e do EJA profissionalizante. Secretaria do Estado da Bahia das disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, ministra aulas também no Pré vestibular Instituto Quilombo Gbesa. É também Parecerista Ad Hoc do Sesi e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, corretora de Redação modelo Enem da plataforma imaginie. É professora do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde sua primeira edição em 2021.

ANAI_0004_Hemerson
HEMERSON PATAXÓ HÃHÃHÃI
Química

Hemerson Pataxó Hãhãhãi, é indígena pertencente ao povo Pataxó Hãhãhãi do sul da Bahia. Em 2012 ingressou no curso de graduação Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Neste período adquiriu experiência na linha de pesquisa voltada para a Química de Produtos Naturais, na qual desenvolveu três projetos de pesquisa na Iniciação Científica. Na Pós-Graduação com concentração em Química Orgânica no ano de 2017 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), aperfeiçoou-se na técnica de análises químicas usando Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C, com o estudo da composição química de cafés comerciais. Em 2019 concluiu o Mestrado e iniciou a escrita do projeto voltado para o registro dos conhecimentos sobre a cultura das Plantas Medicinais de seu Povo Pataxó Hãhãhãi. Neste estudo pretende contribuir com a preservação do conhecimento da medicina tradicional, com auxílio de metodologias científica da Etnofarmacologia. Neste processo, conta com grupo de pesquisa do Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos – CEE no programa de pesquisa em Biologia Química da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde 2023.

ANAI_0003_Ícaro
ÍCARO RAMOS
Matemática

Ícaro é professor-artista. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), atua como professor há mais de 10 anos, lecionando em escolas públicas estaduais e municipais em Salvador (BA), e escolas privadas. É professor do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde a primeira edição, 2021. Possui experiência em todos os anos escolares do Ensino Fundamental 2 e Médio, além de pré-vestibulares não-convencionais. Estuda e prática metodologias ativas contra-colonizadoras. Nas artes, ele é dançarino, ator e performer.

ANAI_0002_Larissa
LARISSA HOHENFELD
História

Larissa é historiadora, mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), professora de História na educação básica, com experiência de pesquisa e trabalho entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Tupinambá de Olivença.

ANAI_0001_Maria Livia
MARIA LÍVIA FERREIRA DOS SANTOS
Geografia

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Especialista em Educação com ênfase em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Pedagoga pela Faculdade de Ciências da Bahia. Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Coordenadora, articuladora de área e professora de Geografia e Atualidades no Instituto Quilombo Educacional Gbesa. Professora de Geografia e Atualidades do Curso Pré-Universitário indígena Jenipapo Urucum desde 2021. Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual da Bahia NTE 26 e professora da Rede Municipal de Salvador. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens e Sankofa: panafricanismos, negritude e subalternidades. Pesquisadora das temáticas relacionadas à educação, avaliação da aprendizagem, direitos humanos, gênero, identidade, cidades e produção do espaço urbano.

ANAI_0000_Thiago
THIAGO FAUSTINO
Física

Thiago é formado em Física (2022) pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atua como planetarista no planetário da UFBA (2023-atual), divulgador da ciência através do projeto Fisiamigxs no instagram (@fisiamigxs, 2021 – atual) e professor voluntário no Quilombo Educacional GBESA (2022 – atual). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e desenvolve pesquisa na intersecção entre os temas Tecnologia e Decolonialidade. É professor do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde 2022.

ANAI_0011_Vanessa
VANESSA PATAXÓ
Caminhos Universitários

Vanessa pertence ao povo Pataxó da aldeia Pataxó Coroa Vermelha. É fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal da Bahia, Terapeuta Comunitária Integrativa pelo polo de formação Korihé. Atualmente Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho na Faculdade de Medicina da Bahia. Realiza oficinas e rodas de cuidados coletivos e individuais através das PICS e saberes tradicionais Pataxó.

ANAI_0010_Vida
VIDA PATAXÓ
Biologia

Vida Souza é mulher indígena, nordestina, bióloga pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), 2021. Apaixonada pela família, natureza e pela dança. Sua carreira acadêmica foi marcada pela participação no Programa de Mobilidade Acadêmica na Universidade de Málaga, Espanha (2019-2020), além da integração ao Núcleo de Estudantes Indígenas (Ufba). Na pesquisa, desenvolveu projeto de Filogeografia de peixe no Laboratório de Sistemática e Biogeografia Animal (SIBA/UFBA), no qual se mantém como integrante do grupo de pesquisa na mesma área. Na educação, compôs a Comissão Organizadora da Olimpíada Baiana de Biologia (OBABIO), e foi voluntária do Programa de Monitoria das disciplinas Biologia Geral e Biologia Celular e Molecular (PROGRAD/UFBA). Trocou o mar pelas montanhas e hoje reside em Belo Horizonte/MG, atuando como Analista Ambiental. É professora do Curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum desde 2023.

CONTATO