.

Mapas

Mapa

Uma das principais ações da Anaí tem sido o monitoramento Terras Indígenas no Nordeste e Leste do Brasil, que reúne informações básicas sobre os territórios indígenas nos dez estados da região. nele indicamos os nomes das Terras Indígenas, os povos que as habitam, sua localização, extensão e situação fundiária atual. Apresentamos os dados sob a forma de tabela e de mapas georreferenciados.

Este é o resultado do trabalho de um grupo de antropólogas e antropólogos associades à Anaí, mas que também conta com a colaboração de outros parceiros e parceiras, além de fontes oficiais. Uma primeira versão do monitoramento foi lançada em formato de publicação digital em agosto de 2021 e vem sendo, desde então, atualizada periodicamente. A última versão pode ser acessada aqui.

Um dos nossos objetivos com a divulgação desses dados é justamente ampliar essa rede de parceiros, em especial junto aos povos, movimentos e organizações indígenas da região. É um trabalho que passa por correções, acréscimos, atualizações e discussões constantes, para que se possa, de fato, monitorar a situação das hoje mais de 250 Terras Indígenas em toda a região.

Pensamos também em produzir textos e realizar eventos para discussão dessas informações.

Como se trata de um trabalho sobre Terras Indígenas, dele não constam, ainda, situações de povos e comunidades que não estão em territórios específicos passíveis de regularização, como em alguns contextos urbanos, por exemplo, ou que ainda não tem um pleito territorial devidamente caracterizado; mas isso também poderá ser objeto das atualizações e do próprio trabalho de monitoramento.

CONTATO