CONSELHO DIRETOR
José Augusto Laranjeiras Sampaio
Presidente
Antropólogo, professor na Uneb, associado fundador da Anaí, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas e comunidades de quilombos no Nordeste e Leste do Brasil.
Paulo Alfredo Martins Rocha
Vice-Presidente
Pedagogo, ativista, mestre em Ecologia, Docente na Uneb, com experiência em educação escolar indígena e formação de professores/as indígenas.
Gerusa Cruz Sobreira
Secretária
Pedagoga com Mestrado em Educação e Contemporaneidade, professora da Uneb. Possui experiência de pesquisa em gênero e povos indígenas entre os Pataxó, além de ter atuação na educação escolar quilombola e formação de professores/as indígenas.
Daniela Fernandes Alarcon
Diretora
Antropóloga, doutora pelo MN-UFRJ e pós-doutora pela ENSP-Fiocruz e Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos); tem experiência de pesquisa com povos indígenas e comunidades tradicionais, em especial no sul da Bahia e no oeste do Pará.
Estêvão Martins Palitot
Diretor
Antropólogo, professor e doutor pela UFPB, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas em Pernambuco, Paraíba e Ceará.
CONSELHO FISCAL
Aylla Monteiro de Oliveira
Conselho Fiscal
Jovem indígena do Povo Kapinawá, mestranda em Direito na PUC-Rio. Tem experiência em pesquisa sobre temática indígena com foco em relações interétnicas, gênero, conflitos socioambientais e impactos de grandes empreendimentos sobre territórios tradicionais.
Camila Gouvêa de Araújo
Conselho Fiscal
Graduada em Direito pela ULBRA e especialista em Direitos Humanos pela UFBA. Tem experiência em pesquisa e atuação de base com comunidades indígenas, pesqueira e quilombola na Amazônia e no Espírito Santo, atuando em conflitos e impactos socioambientais.
Jurema Machado de Andrade Souza
Conselho Fiscal
Antropóloga, doutora pela UNB, professora na UFRB, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Pataxó Hãhãhãi.
Heloísa Eneida Cavalcante
Conselho Fiscal - Suplente
Licenciada em Letras e mestra em Sociologia pela UFPE, educadora na rede estadual de ensino de Pernambuco e assessora no Projeto Escola de Índios do CCLF, atuando com professoras/es indígenas nas áreas de formação e pesquisa.
Pablo Matos Camargo
Conselho Fiscal - Suplente
Historiador, trabalhou no Cedefes com comunidades indígenas e quilombolas. Tem experiência docente em História e de pesquisa em História e Arqueologia. Atualmente é indigenista na Coordenação Regional Minas Gerais e Espírito Santo da Funai.
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Ana Paula Ferreira de Lima
Coordenadora de Comunicação e Redes Sociais
Historiadora, integrante da Rede pela Educação do Malala Fund no Brasil, coordenou o projeto Cunhataí Ikhã, da Anaí, para formação de mulheres adolescentes indígenas na Bahia.
Franciele de Jesus Santos
Coordenadora de Pesquisa e Monitoramento
Bacharel em Ciências Sociais pela Uneb e ex-estagiária da Anaí (2022-2023). Atualmente, é responsável pela produção e seleção de conteúdos para as redes sociais da organização.
Nathalie Le Bouler Pavelic
Coordenadora Pedagógica e de Projetos
Antropóloga, doutora pela Ufba e EHESS (Paris, França), pós-doutora Capes-Cofecub no LEGS (Paris 8, França), com experiência de assessoria, pesquisa e perícia antropológica entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Tupinambá de Olivença.
Railda Batista Fischer
Coordenadora de Logística e Mobilização
Licenciada em Ciências Sociais pela Ufba, com experiências de trabalho e pesquisa com comunidades indígenas e quilombolas na Bahia; interesses de pesquisa e ação em saúde, territorialidade e gênero.
Rutian do Rosário Santos
Coordenadora Administrativa e Financeira
Economista, graduanda em Direito e mestranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Ufba, com experiência de trabalho, assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Pataxó. Atualmente é ouvidora adjunta da Defensoria Pública da Bahia.
Associadas e Associados Beneméritos
Maria Rosário Gonçalves de Carvalho
Antropóloga, doutora pela USP, professora emérita da Ufba e coordenadora do Pineb, associada fundadora da Anaí, com experiência de pesquisa entre povos indígenas na Bahia, em especial os Pataxó, e na Amazônia.
Omar da Rocha Júnior
(In memoriam, 1948 - 2025)
Antropólogo e indigenista, coordenou os primeiros projetos da Anaí junto a povos indígenas na Bahia. Foi consultor senior independente e de organizações internacionais de cooperação, com atuação em África e no Brasil, em especial no Nordeste.
Pedro Agostinho
(In memoriam, 1937 - 2022)
Antropólogo. Foi professor na Ufba. Fundador do Pineb e principal inspirador da criação da Anaí. Realizou pesquisas pioneiras junto a povos indígenas na Bahia e no Alto Xingu.
Rosa Maria Costa
Indigenista. Participou da renovação do indigenismo brasileiro ao final da ditadura, com atuação na Funai e organizações indigenistas. Foi coordenadora executiva da Anaí e é responsável pela formação e organização do acervo documental da instituição.
Associadas e Associados
Adriane Costa da Silva
Historiadora, mestre em Educação pela USP, com experiência em formação inicial e continuada de professores indígenas e acompanhamento escolar, em São Paulo, Mato Grosso e Pará.
América Lúcia Silva César
Professora aposentada da Ufba, doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, com experiência de trabalho e pesquisa em educação escolar indígena, letramentos multilingues, políticas linguísticas e de identidade e gestão ambiental.
Ana Flávia Moreira Santos
Antropóloga, doutora pelo MN-UFRJ, professora na UFMG, com experiência em pesquisa e perícia antropológica com povos indígenas e comunidades tradicionais em Minas Gerais e Amazonas, licenciamento, conflitos ambientais e mineração.
Aniara Nascimento Serrano
Graduada pela Unifacs em Ciência da Computação e pós-graduanda em Segurança Digital, com experiências em ensino técnico e trabalhos com ênfase em Programação, Sistemas WEB e Redes de Computadores; participou da gestão do Ponto de Cultura da Anaí/Pineb.
Anna Kurowicka
Antonio Carlos Laranjeiras Sampaio
Analista de Redes pela Unifacs e MBA pela Faculdade 2 de Julho, com experiência em ensino técnico de Informática e participação na concepção e implantação do Ponto de Cultura da Anaí/Pineb (Pinaíndios – Culturas em Rede).
Aurélio José Antunes de Carvalho
Agrônomo, professor no IF Baiano, com experiência de trabalho e pesquisa em Agroecologia e educação do campo entre povos e comunidades tradicionais, em especial indígenas e Fundos de Pasto, e com sementes e raças crioulas, segurança e soberania alimentar.
Caroline Farias Leal Mendonça
Antropóloga, professora na UFPE, com experiência de assessoria e pesquisa entre povos indígenas no Nordeste (Pernambuco e Ceará) e Maranhão (Akroa-Gamella), e comunidades quilombolas no Sertão do São Francisco pernambucano.
Claudia Patrícia Diniz Correia
Assistente social, jornalista, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, com experiência em assessoria a movimentos sociais e ensino superior.
Edison Rodrigues de Souza
Antropólogo, mestre pela Ufba, com experiência de assessoria indigenista e pesquisa etnográfica entre os Enawene Nawe (Mato Grosso), e pesquisa e perícia arqueológica, principalmente no Nordeste.
Edwin Reesink
Antropólogo, doutor pelo MN-UFRJ, professor na UFPE, com experiência de pesquisa entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Kaimbé, e na Amazônia (Kanamari e povos Nambikwara).
Felipe Bruno Fernandes
Antropólogo, professor, coordenador do Gira e primeiro coordenador da Linter da Ufba, com experiência em estudos de gênero e atuação entre povos indígenas na Bahia.
Siglas:
- Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- CCLF – Centro de Cultura Luiz Freire
- CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
- Cofecub – Comité Français d’Évaluation de la Coopération Universitaire et Scientifique avec le Brésil
- Conjupab – Conselho da Juventude Pataxó da Bahia
- EHESS – École de Hautes Études en Sciences Sociales
- ENSP-Fiocruz – Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Osvaldo Cruz
- Gira – Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação, Ufba
- Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena
- IF Baiano – Instituto Federal Baiano
- INRS – Institut National de la Recherche Scientifique
- LEGS – Laboratoire d’Études de Genre et de Sexualité
- Letra – Laboratório de Estudos sobre Tradições, UFCG
- Liceei – Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena, Uneb
- Linter – Licenciatura Intercultural Indígena, Ufba
- MBA – Master of Business Administration
- MN-UFRJ – Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Pineb – Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste Brasileiro, Ufba
- PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
- Uefs – Universidade Estadual de Feira de Santana
- UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais
- Ufba – Universidade Federal da Bahia
- UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
- Ufma – Universidade Federal do Maranhão
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
- UFPB – Universidade Federal da Paraíba
- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
- UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano
- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- UFS – Universidade Federal de Sergipe
- UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia
- Ufscar – Universidade Federal de São Carlos
- Ulbra – Universidade Luterana do Brasil
- UNB – Universidade de Brasília
- Uneb – Universidade do Estado da Bahia
- Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
- Unifacs – Universidade Salvador
- UPE – Universidade de Pernambuco
- USP – Universidade de São Paulo