.

NOTICIAS

NOTÍCIAS

Quais órgãos federais têm mais indígenas em seus quadros

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um levantamento inédito feito pelo Instituto República.Org revelou quais órgãos do governo federal têm mais indígenas em seus quadros. O estudo é proporcional, levou em consideração a quantidade de pessoas que se declaram indígena e o número total de funcionários.

De acordo com o levantamento, quem tem mais indígenas em seu quadro é o Ministério de Povos Indígenas, com 38,2%. Em seguida, vem a Funai com 30,6%.

Em terceiro no ranking ficou o Ibama, com 5,9%. O órgão seguinte é o Ministério das Mulheres, que tem três pessoas que se consideram indígenas dentre 115 funcionários, o que representa 2,6%. O órgão que fecha o top-5 é o Instituto Federal do Amazonas, com 2,3%.

Segundo a República.Org, a quantidade de indígenas na administração pública federal deve aumentar a curto prazo, já que em cinco de maio acontecerá o Concurso Nacional Unificado.

“Isso pode significar um aumento do número de indígenas no serviço público já no curto prazo. Para quem mora longe de grandes cidades, como é o caso de muitos indígenas, o concurso unificado irá facilitar bastante. Afinal, os candidatos poderão fazer deslocamentos mais curtos para prestar o concurso”, disse a gerente de dados e comunicação da República.Org, Vanessa Campagnac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

CONTATO