.

NOTICIAS

NOTÍCIAS

Museu/Funai lança consulta pública para elaboração de plano com projetos e ações para os próximos cinco anos

Foto: Mário Vilela/Funai - Foto: Mario Vilela

O Museu/Funai, órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), lançou nesta terça-feira (11) consulta pública para a elaboração do Plano Museológico. O objetivo é que a sociedade e, principalmente os povos indígenas, possam debater o planejamento de projetos e de ações do Museu pelos próximos cinco anos. O plano está sendo construído de maneira participativa, permitindo que diversos setores da sociedade contribuam para definir os caminhos que o Museu seguirá para atingir a sua missão de preservar e divulgar o patrimônio cultural das comunidades indígenas do Brasil. Clique aqui para contribuir com a consulta pública respondendo a pergunta “que Museu queremos?”. O prazo é até 5 de março.

O órgão científico-cultural da Funai destaca que a participação dos povos indígenas de todos os biomas é essencial para que o plano possa refletir a diversidade cultural e os anseios das comunidades indígenas.

O documento apresenta um histórico do Museu; a Matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças; e também sua Missão, Valores e Objetivos Estratégicos. Além disso, é constituído de 14 programas que foram elaborados com a participação de 51 representantes de povos indígenas, além de pessoas do entorno do Museu e instituições de formulação de políticas públicas indigenistas.

Os programas definidos são: acessibilidade universal; advocacy; arquitetônico e urbanístico; comunicação; educativo e cultural; exposição; financiamento e fomento; gestão de acervos; gestão de pessoas; infraestrutura tecnológica; institucional; pesquisa; segurança; e sustentabilidade.

Plano Museológico

O Plano Museológico é uma obrigação estabelecida no Estatuto de Museus, instituído pela Lei 11.904/ 2009. No caso do Museu Funai, o plano é fundamental para a participação dos povos indígenas, pois a instituição foi criada para proteger, pesquisar e divulgar seu patrimônio cultural.

Com o documento institucional, é possível instrumentalizar o planejamento das funções e dos trabalhos internos, por intermédio da análise de possibilidades, da definição das prioridades e dos objetivos estratégicos da Instituição. O instrumento também sistematiza ações administrativas, finalísticas e políticas que englobam e refletem na atuação externa do Museu.

O Plano é resultado de uma parceria do Museu com o Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (Nugep), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e consultoria de Joana Munduruku, consultora do Projeto Unesco.

Com informação do Museu Funai

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn

CONTATO