.

NOTICIAS

NOTÍCIAS

Museu/Funai lança chamada pública para ocupação de espaços do Centro Audiovisual em Goiânia (GO)

Foto: Divulgação Museu/Funai

O Museu/Funai, órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), lançou uma chamada pública para uso dos espaços e ocupação cultural do Centro Audiovisual (CAud). A unidade foi inaugurada em 2024 pelo Museu/Funai, em Goiânia (GO), para oferecer formação em audiovisual aos povos indígenas e promover a preservação e divulgação de produtos e registros audiovisuais da cultura indígena.

A chamada pública objetiva a ocupação do espaço para a realização das seguintes atividades: gravações e exibições audiovisuais; lançamentos de obras artísticas; projetos de mediação e intervenções artísticas; instalações e exposições de artes visuais; shows musicais e laboratórios criativos; festivais, mostras, circuitos e bienais; apresentações culturais; ocupação do pátio para venda de arte indígena, por membros dos povos indígenas; atividades formativas e de reflexão, como cursos de formação e qualificação técnica, workshops, oficinas, encontros, residências, intercâmbios, congressos acadêmicos e simpósios; entre outras modalidades de atividades culturais que estejam relacionadas ao campo do audiovisual, artes e/ou da cultura.

Estão disponíveis para uso o auditório, o estúdio, o laboratório de informática e o pátio do Centro de Audiovisual de Goiânia. Os interessados em ocupar os espaços devem apresentar projetos que tenham consistência artística e/ou relevância para o contexto sociocultural dos povos indígenas, além de contribuir para a promoção de seu patrimônio cultural.

O edital recebe em fluxo contínuo as propostas de ocupação cultural dos espaços, e as propostas são analisadas mês a mês, conforme os critérios definidos no documento. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição.

A iniciativa busca promover a aproximação da comunidade artística indígena da sociedade não indígena proporcionando a interação entre experiências estéticas e artísticas diversas e o respeito à cultura e práticas tradicionais dos povos indígenas. “É uma iniciativa importante do Museu, de modo a possibilitar às associações indígenas e a outros parceiros uma forma de viabilizar eventos culturais. Ao mesmo tempo, procura-se fornecer ao público atividades artísticas que promovam o patrimônio cultural dos povos indígenas”, frisou o diretor substituto do Museu/Funai, Eduardo Barcellos.

Clique aqui e saiba mais

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn

CONTATO