.

NOTICIAS

NOTÍCIAS

Jeremoabo BA: Evento instala Campus da UNEB para indígenas, quilombolas e povos tradicionais

Crédito: Pedro Son

Hoje (31.07) é um dia histórico para Jeremoabo BA. Às 9 horas, aconteceu o Ato Selene de instalação do Campus da Universidade Estadual da Bahia, para atender indígenas, quilombolas, agricultores familiares e outros povos tradicionais da região.

O evento aconteceu no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizada na rodovia 110, km 94, cerca de 22 km da sede do município reunindo indígenas, quilombolas, agricultores familiares, professores municipais e convidados, inclusive de outros municípios circunvizinhos..

Uma rica programação cultural abrilhantou o evento com a participação de cantos e ritos indígenas, cantos quilombolas, zabumba do Juazeiro dos Capotes, zabumba das Casinhas, apresentação e dança da AMUCA de Casinhas,etc.

O Campus Avançado de Jeremoabo está sendo viabilizado graças a uma parceria entre a UNEB, Prefeitura Municipal de Jeremoabo e o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco, sendo uma antiga aspiração dos povos indígenas que reivindicavam instalações adequadas para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão já oferecidas através do Centro de Pesquisa e Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ, atualmente instalado precariamente no Departamento de Educação sediado em Paulo Afonso BA.

Na formação da mesa principal tivemos a Reitora da Uneb, Adriana Marmori; o representante da Secretaria Estadual de Educação, José Bites; o representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Cláudio; o Prefeito de Jeremoabo, Derisvaldo José dos Santos; a Deputada Estadual Fátima Nunes; o Deputado Federal Josias Gomes; a Prefeita de Banzaê, Jailma; o representante do Conselho Estadual de Cultura, Luiz Neiva; Presidente da Câmara de Vereadores de Jeremoabo, Carlos Henrique; a Diretora do CETEP Jeremoabo. Girleide; representante da educação indígena, Leidiane Tumbalala; representante quilombola, Aparecida; representante do Território Semiárido Nordeste II, Pedro Son; além de outras autoridades, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores, etc.

Na ocasião, o Prefeito Municipal de Jeremoabo, Derisvaldo, fez entrega da escritura pública de doação do imóvel e foi assinado o protocolo de intenções a ser celebrado entre a UNEB e o Comitê de Bacia para reforma e ampliação das instalações do referido espaço

O OPARÁ (Centro de Pesquisas em Etnicidades, movimento sociais e educação) será transferido para Jeremoabo levando os cursos já ofertados de Licenciatura Intercultural em Educação Indígena, Pedagogia Intercultural, Especialização em Gestão e Educação Intercultural indígena e Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras e, em 2024, deverá ser implementado Curso Superior de Agroecologia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

CONTATO