.

NOTICIAS

NOTÍCIAS

III Mostra de Cinema Indígena agita Serra Talhada e Triunfo nesta semana

A Mostra de Cinema indígena será realizada nas cidades de Triunfo e Serra Talhada entre os dias 29 e 30 de novembro através de uma parceria entre o grupo de estudos e pesquisas MACONDO, a UFRPE e o SESC. As exibições têm início no auditório Atikum, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, no dia 29 e Cineteatro Guarany no dia seguinte. Após as exibições haverá uma sessão de debate com os realizadores.

Durante os dois dias de evento os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com a produção cinematográfica indígena e dialogar com seus realizadores. As instituições parceiras acreditam que atividades desta natureza podem transformar realidades e percepções de mundo. Os organizadores salientam a chance de povoar a sociedade não-indígena com olhares, saberes, sons e imaginários da mata, por meio de uma arte que vai além do entretenimento.

Paula Santana, coordenadora do evento, afirma que a mostra representa para a UFRPE uma valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais dos povos e comunidades indígenas. “a III Mostra de Cinema Indígena da UAST/UFRPE marca um momento de coroação da efetivação de uma política pública para inserção a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no ensino superior e concomitantemente com desdobramento na educação básica”, destaca.

Ela ressalta ainda que a Mostra é sedimentação desta política, mas também da extensão e do ensino, pois possibilita que os estudantes tenham acesso a questões indígenas, conheçam um pouco o debate em torno do seu próprio território, do nosso território, visto que boa parte das cidades nossa região foram fundadas em território indígena.

A III Mostra de cinema indígena é uma grande oportunidade para acessar produções que não possuem muitos incentivos para a circulação e, sobretudo, apresenta-se para o público como evento democrático de fruição e interação nos Sertões do Pajeú.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

CONTATO