.

NOTICIAS

NOTÍCIAS

Funai recebe comitiva do povo Tupinambá, do Sul da Bahia

Foto: Lohana Chaves/Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu nesta terça-feira (11) uma comitiva de lideranças e caciques do povo Tupinambá da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, do Sul do estado da Bahia. Os indígenas trataram de pautas relacionadas à demarcação, proteção territorial, processos judiciais, segurança alimentar, entre outras.

As lideranças e caciques foram recebidos pela presidenta Joenia Wapichana, o procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto à Funai (PFE), Matheus Oliveira, e representantes das áreas técnicas da autarquia, os quais situaram os indígenas sobre cada pauta.

A maior preocupação diz respeito ao rito do processo de demarcação que tem gerado insegurança por causa de invasões da TI Tupinambá de Olivença. Sobre o assunto, a comitiva foi informada a respeito do ordenamento jurídico que rege a atuação da Funai, bem como as implicações da vigência da Lei 14.701/2023.

“Em todos os processos judiciais que tratam de demarcação de terras indígenas, a Funai tem se posicionado para resguardar os direitos dos povos indígenas”, ressaltou Joenia Wapichana.

Segundo a Funai, o processo de demarcação da TI Tupinambá de Olivença se encontra em análise do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

CONTATO