A Caravana Climática Rumo à COP 30, iniciativa do Governo do Pará em parceria com a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), iniciou sua jornada para fortalecer a participação de lideranças indígenas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, a “COP das Florestas”, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
Com apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da deputada federal Célia Xakriabá, o projeto busca mobilizar, sensibilizar e formar lideranças indígenas, incluindo jovens e mulheres, para atuarem de forma ativa nos debates climáticos. As caravanas vão percorrer diversas etno-regiões do Pará, levando informações sobre a COP 30, os temas em discussão e capacitando os participantes para incidirem nas decisões ambientais.
“Queremos garantir a participação dos povos indígenas nos debates climáticos, reforçando a importância da demarcação de terras para reduzir os impactos ambientais que já enfrentamos”, destacou Puyr Tembé, titular da Sepi.
Um dos focos do projeto é capacitar 20 jovens e mulheres indígenas em comunicação e produção audiovisual, permitindo que eles utilizem as mídias digitais para divulgar suas pautas e ampliar a visibilidade das questões ambientais que impactam suas comunidades.
A primeira etapa da caravana acontecerá entre os dias 13 e 18 de março, na Aldeia Pykatoti, em Novo Progresso, no sudeste do Pará. Em abril, o projeto passará por São Félix do Xingu e Oriximiná. Em maio, as ações chegarão a Santarém e Jacareacanga, seguidas por Tucuruí e Altamira em junho, e finalizando em Paragominas, em julho. As demais datas serão divulgadas em breve pelo Governo do Estado.