O município de Dourados, a 229 km de Campo Grande, deve receber dois projetos para implantação de UBSI (Unidade Básica de Saúde Indígena). O anúncio foi feito pelo titular da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), Ricardo Weibe, na última quinta-feira (28).
Weibe divulgou, ao lado do deputado federal Vander Loubet, mais R$ 2 milhões para a construção de poços na Reserva Indígena de Dourados, totalizando R$ 4 milhões do Governo Federal para o projeto. Indígenas bloquearam a MS-156 em protesto contra a falta de água na região.
Em reunião com o MPF (Ministério Público Federal), a Sesai se comprometeu a enviar uma equipe técnica na semana que vem, com a participação do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Mato Grosso do Sul.
“Além dos projetos de abastecimento, nós também estaremos iniciando a instrução de dois projetos de implantação de UBSI também para o município de Dourados. Acredito que serão entregas importantes aqui do Governo Federal no município além que o presidente Lula está focado junto ao Ministério dos Povos Indígenas a buscar uma solução definitiva do saneamento estuda esse instrumento aguardamos nos próximos dias fazer um anúncio muito maior para o município de Dourados”, prometeu o secretário.
Protestos por falta de água
Indígenas de Dourados iniciaram, na última segunda-feira (25), um bloqueio na rodovia MS-156 em protesto contra o desabastecimento de água. Conflito entre policiais militares e indígenas, na última quarta-feira (27), deixou 15 feridos na MS-156, entre Itaporã e Dourados.
Os indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru iniciaram, na tarde da última quinta-feira (28), a liberação da Rodovia MS-156, após mais de quatro dias de bloqueio. A decisão acontece após o aceite por parte das lideranças do termo de compromisso assinado pelo Governo Estadual, que garante, dentre outras benfeitorias, a construção de dois poços nas áreas indígenas para a abastecer as comunidades.
Com isso, os indígenas começaram por volta das 14h50 a desobstruir a via, retirando troncos de madeira que bloqueavam a passagem, assim como fazendo a varrição do local.