“Doe Oportunidades!”: Contribua para que mulheres indígenas ingressem na universidade!
Trata-se de uma iniciativa que busca angariar recursos e doações para fornecer tablets ou notebooks para as meninas e mulheres indígenas matriculadas no Pré-Universitário Jenipapo Urucum, uma campanha com potencial para promover diferenças positivas em suas vidas, fazendo com que tenham acesso a ferramentas adequadas e necessárias para acompanharem as aulas ao longo do curso.
Esta campanha também promove equidade na educação, permitindo que mais pessoas tenham acesso a oportunidades. A mobilização da sociedade e o envolvimento ativo das doadoras e dos doadores são essenciais para o sucesso da campanha “Doe Oportunidades!”.
Doadoras e doadores serão convidadas/os a conhecerem o curso Jenipapo Urucum mais de perto e acompanharem o desempenho das participantes.
Iniciado em 2021, o curso Pré-Universitário Jenipapo Urucum, desenvolvido pela Anaí e financiado pela L’Oréal, é destinado a meninas e mulheres indígenas e representa uma iniciativa pioneira e única no Brasil para a promoção do seu ingresso em universidades públicas.
Pensado e elaborado para fortalecer o empoderamento feminino e promover a diversidade nas universidades e demais espaços que as mulheres indígenas possam ocupar, o curso traz uma proposta inovadora que visa fortalecer não só as pessoas mas toda a comunidade em que as mulheres indígenas estão inseridas.
Alguns pontos destacados do projeto para o empoderamento feminino são o fortalecimento cultural, o incentivo à equidade de gênero nos espaços de conhecimento, a promoção do lugar de fala das mulheres indígenas dentro e fora de suas comunidades e o combate a todas as formas de racismo e preconceito.
A maioria das meninas e mulheres não dispõe de equipamentos – computador, tablet ou celular – próprios para poderem estudar. Muitas vezes os dispositivos, em geral celulares, são também compartilhados por outras pessoas da casa. Além disso, acompanhar aulas remotas por celulares impõe muitas dificuldades e limitações que dificultam a experiência de aprendizagem, como desconforto devido a telas pequenas, limitação de digitação, espaço limitado de armazenamento, limitações de carga e qualidade das baterias, distrações e notificações que tornam difícil manter o foco nas aulas e nos estudos, ausência de recursos específicos como aplicativos educativos, entre outros.
Para lutar contra a evasão de meninas e mulheres indígenas que são muitas vezes levadas a desistir do curso por falta de acesso a dispositivos adequados, lançamos a campanha: “Doe Oportunidades!” – Contribua para que mulheres indígenas ingressem na universidade!
Doe através do QR Code da Campanha ou do Pix da Anaí: 13.100.342/0001-25