Hoje, a Anaí, Associação Nacional de Ação Indigenista, recebeu com extremo pesar a notícia da morte do indigenista e membro do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Eduardo Oliveira, ocorrida ontem, 30/01/2026.
O engajamento na defesa e apoio às lutas dos povos indígenas aproxima instituições, pessoas e lugares. Temos o Cimi, especialmente seu Regional Leste, como uma entidade parceira e amiga, e foi através desse vínculo que membros da Anaí também se tornaram amigos de Eduardo. Assim, como instituição e como pessoas, externamos toda a nossa solidariedade ao Cimi, à família e aos amigos de Eduardo, pois compartilhamos a dor de uma partida tão precoce.
Compartilhamos com ele, em muitos momentos, as certezas e os desafios de se viver em movimento e em luta. Atuar junto ao Cimi e com Eduardo, nas muitas ocasiões em que isso ocorreu, especialmente junto aos povos Pataxó Hãhãhãi e Tupinambá, nos fez conhecer e admirar um sujeito dedicado e fiel à luta dos povos indígenas. Foram muitas décadas de trabalho acompanhando processos exemplares de retomadas de terra, que ajudaram a cultivar em Eduardo a certeza de que a emancipação dos povos viria da luta e da conquista da terra.
Salvador, 31 de janeiro de 2026.






