A trajetória de Maria de Lourdes da Conceição Alves, conhecida como Cacique Pequena, inspirou uma questão no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado neste domingo, 9. A mulher é líder do povo indígena Jenipapo-Kanindé, do Ceará.
Em trecho adaptado de reportagem, a escolha da Cacique Pequena é marcada pela quebra da tradição na sucessão masculina. A sua atuação na luta pelos direitos do seu povo também é citada, incluindo o processo de reconhecimento pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
“Sim, tivemos uma questão do Enem sobre a trajetória da nossa cacique, de minha mãe”, compartilhou Juliana Alves Jenipapo em sua rede social.
Liderança indígena do Ceará no Enem 2025: questão faz parte de primeiro dia de provas
A questão foi apresentada no primeiro dia do exame, que engloba as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além das 90 questões, os participantes deveriam redigir uma redação.
Nos comentários da publicação de Juliana Alves, os internautas elogiaram o conteúdo. “Camilo não decepciona. Valorizando a cultura do Ceará”, comentou um usuário, em referência ao ministro da Educação.
“Reconhecimento de quem verdadeiramente fez e faz a história do povo cearense. Viva a Cacique Pequena!”, celebrou outro perfil.






