Antes de vários equipamentos tornarem-se comuns no ocidente, os indígenas já os utilizavam como uma forma de facilitar o trabalho e o dia a dia. Ao ter contato com eles, os primeiros colonizadores europeus ficaram impressionados com a funcionalidade dos objetos, possibilitando que o mundo conhecesse as técnicas.
Confira algumas das invenções de indígenas americanos e que continuamos usando até hoje:
1. Borracha
Os indígenas americanos, em especial na América Central, foram os primeiros a usar o látex, matéria-prima utilizada na borracha e extraída da seringueira.
2. Caiaque
Para lidar com o ambiente gelado do Ártico, os inuits, nação indígena das regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia, desenvolveram o caiaque feito com pele de foca e ossos de baleia.
A embarcação movida por remos permitia que eles pescassem e se deslocassem na água. O caiaque passou a integrar as modalidades olímpicas nos de Jogos Berlim, em 1936.
3. Rede
Utilizada na maioria das vezes para descansar, a rede foi desenvolvida pelos indígenas das Américas. Eles aprimoraram a técnica de tecer redes com fibras naturais e as utilizavam para dormir e relaxar.
4. Óculos de sol
A primeira versão dos óculos de sol foi criada pelos inuits, no Ártico. Chamado de óculos de neve, eles eram feitos de madeira ou ossos de animais e protegiam os olhos da superexposição à luz solar refletida pela neve.
Com o decorrer do tempo, outros tipos de óculos foram desenvolvidos, mas a ideia principal de reduzir o impacto dos raios solares teve sua origem indígena.
5. Anestésicos e analgésicos
Pioneiros no uso de ervas mediciais para o alívio de dores, os nativos americanos usavam a erva-de-jimson como analgésico tópico.
6. Mamadeira
O primeiro protótipo de mamadeira foi criado pelos iroqueses, da América do Norte. Eles usavam tripas de urso secas e untadas e um bico formado na pena de um pássaro para criar garrafas. A ideia era que elas pudessem ser usadas para alimentar crianças.
7. Ponte Suspensa
Na América do Sul, os incas, construíram uma extensa rede de estradas ligadas por pontes suspensas. Ao redor do mundo, muitas estradas foram inspiradas nesta construção indígena.
8. Seringas
Os nativos americanos criaram as seringas a partir das bexigas de animais e ossos ocos de pássaros. Eles usam para injetar medicamentos.
9. Contraceptivo
Os shoshone e os navajo, ambos povos da América do Norte, desenvolveram um contraceptivo oral baseado nas sementes de uma planta. As sementes eram trituradas e transformadas em uma espécie de pó e consumidas oralmente.
10. Cachimbo
Desenvolvido pelos indígenas americanos, o carimbo foi projetado como um instrumento para fumar ervas, principalmente em rituais, cerimônias ou ainda como forma de socialização entre os povos.